TRIBO DAS ESTRELAS

Este é um ponto de encontro virtual dos aventureiros, viajantes e entusiastas dos furgões Mercedes.
Data/Hora: Domingo Ago 01, 2010 10:36 am

Todos os horários são GMT [ DST ]

Welcome
Bem vindo ao fórum TRIBO DAS ESTRELAS.

Presentemente está navegando no fórum como convidado o que lhe dá acesso limitado, por isso convidamos a registar-se e a participar.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Tribo Solidária.
MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 8:18 pm 

Registado: Sexta Maio 02, 2008 4:48 pm
pois e Augusto secalhar ate me posso vir a juntar convosco... o meu contrato de trabalho acaba no final de Julho... e se conseguir entar para a universsidade ja nao quero renovar... pode ser que sim... mas só saberei la mais para o verão... no final dos exames nacionais... isto la para finais de JUnho... ainda tinha um mes para preparar me... que dizem??? achas que a leoa se aguenta? por falar nela ja veio do mecanico... pega a primeira e nao faz barulho nenhum... parece um relogio... tava toda desafinada... agora´parece um carro dos novos so dar a chave... :P :P :P :P

MensagemEnviado: Sexta Fev 12, 2010 12:12 am 

Registado: Sexta Jun 15, 2007 9:59 am
:lol: :lol: :lol: Ó Jesus a do pardal está um espectáculo :D ... nós somos mesmos uns pardalitos, é bem verdade. Mas vais ver a quantidade de material que o Gonga vai levar naquela grade... :D .. até vai tapar a juba à Leoa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Quanto ao nascimento da criança pensem na coisa ... porque da maneira como isto está :mrgreen: :mrgreen: o melhor seria o rebento ficar com dupla nacionalidade . :P assim como assim... bem que podia ir nascer à Guiné !... :lol: ou em caso de maior escolha ... sei lá ... prá aí o Burkina Faso :mrgreen: faz fronteira com o Mali.... e nós vamos (oxalá que tenhamos tempo..) passar a 60 km... da fronteira...ainda por cima com aquela diluição de fronteiras :lol: o pessoal nunca sabe muito bem em que país é que está.... :mrgreen: .. também não há hospitais ... mas isso é secundário... :lol: ... então nós não chegamos um belo dia (acho que já contei esta.. :D ) à praia de todas as estrelas (ali para os lados de Sagres) e não é que na noite anterior tinha nascido lá um bebé...só lamento é que não tenha sido numa Mercedes... :D (foi numa T3 VW..) mas pela pele de ovelha que estava cá fora a secar ao sol ... não oferecia dúvidas... :P viu-se mesmo que saiu directo para a pele .. :lol: :lol: desde esse dia nunca mais olhei para as peles de ovelha da mesma maneira :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Agora a sério,vejam lá isso, eu comprometo-me a atar a minha cara metade com um baracinho para ela não incomodar o rebento... :lol: e se os guardas do Senegal usarem o argumento do "presente" e tal .. :wink: que é para o filho que vai nascer amanhã :shock: ...a malta prega-lhes logo com o benjamim da Tribo.. :lol: se forem sensíveis :lol: .. sempre deve dar para baixar um bocadinho o suborno... :mrgreen: .. Quanto à viagem .. a concretizar-se vai ser um deslumbre :D é um dado adquirido ... :D está no meu Ser como diz o Tintas... quanto ao tempo gasto em viagem ...depende ... em princípio (eu e a Fi) só temos que chegar no último dia do mês de Agosto :wink: já quanto à data de partida ... a coisa está menos visível....vamos tentar levar um mês ... mas não é garantido.. :cry: o sistema é perverso :?.. pelo que a viagem até pode nem acontecer... :| :| quanto às horas em viagem ...depende se formos sozinhos ou acompanhados... porque à (sempre que possível claro) que jogar com as motivações pessoais dos diferentes tribalistas... por exemplo em Marrocos a costa oceânica de Essaouira para sul está cheia de praias que são brutais para o pessoal do surf e do kite ... eu por exemplo já gostava mais de ir até ao Atlas fazer um trekingzito....até ao Toubkal :D mas não nesta altura do ano...estejam descansados.... :mrgreen: vamos saltitando...sem fugir muito da direcção do grande Sul... mas o grosso do tempo em férias deve ser passado na descoberta da Guiné e do arquipélago de Bijagós assim como na interacção com a população Portuguesa que tanto quanto sei são de uma simpatia e de uma simplicidade 5 estrelas.. mas até lá .... :D .. Ceuta pelo atlântico gasoil 55 octanas 0.70 +- ..até Dakla última fronteira antes da Mauritânia .. 2476 kms ... yes só para aquecer .. :P gasoil a 0,50 + ou - (na fronteira vão-nos querer comprar as Mercedes... mas nós dizemos logo que a que está para venda é a leoa do Gonga :lol: ) sempre pela costa atravessando a Mauritânea por Nouâdhibou passando por Nouakchott até à célebre fronteira de Rosso... 1000 e tal ..kms .. soft no relax .. etc etc etc...não digo mais kms que é para o pessoal ter trabalho de casa.... :mrgreen: :mrgreen: (Se tiverem interesse em comprar algum livro de viagens procurem o Gambia Y Senegal da Lonely Planet belíssimo e completo...dois países num só livro.. e maps o Mitchelim o célebre 741 que é brutal.. quem encontrar à venda compre para mim... tá difícil) isto porque sobre Marrocos à muita informação .. e sobre a Guiné um pouco menos... mas muito avulsa na net ....porque os Portugueses sempre foram muito saudosistas.. depois da Mauritânea .. o Senegal à força toda com dezenas de operações stop... à cata dos CFA (Franco da África Ocidental- 1 euro = 656 CFA.. logo se dermos 500 CFA é uma fortuna :mrgreen: ... por S Louis até à emblemática e confusa Dakar com a ilha de Goréé mesmo em frente... talvez a Gâmbia (pode ser contornada...o país é uma grande língua de terra que entra pelo Senegal adentro...e no meio o grande rio Gâmbia) tem a costa um bocado cosmopolita :? e sexy !!!!.....mas parece-me que é para benefício das mulheres .. :oops: .. (a moeda é o Dalasi .. não é lindo ? ê pá tens aí Delasis que me emprestes ?..) adiante....quero eu dizer que temos que fazer concessões no sentido da procura da autenticidade e da genuinidade das populações ..e dos países que formos atravessando.... logo esse exercício mexe grandemente com o percurso.... :P e consequentemente com a recolha intensa que cada um for fazendo até à data da partida....e depois jogar com os interesses da malta.... :P se for para curtir Marraquexe a malta vai ... embora aí para a praça Jema el Fna para os batuques e para o desafiante labirinto das ruelas e bairros... :P se for para bombar até ás gargantas do Todra e de Dadés a malta vai ... no problem Essaouira prá beach bora... grande parte do sucesso duma viagem deste tipo tem a ver com as prioridades e com as opções e com muito jogo de cintura...não perdendo de vista os objectivos a que nos propomos..... ainda dentro do Senegal a Gâmbia (ou não) o Senegal novamente, mas já pertinho da Guiné... :P com passagem talvez pela fronteira de S. Domingos atravessando o rio Casamance por Ziguinchor e depois grande tiro até Bissau... assim está fácil de ver que a rota de retorno depende naturalmente do tempo despendido até à Guiné e acima de tudo da viagem dentro :P ..deste País da África negra, que merecia maior atenção do antigo País colonizador... :wink: . Se a chuva persistir vamos para dentro de água o clima é tropicalíssimo...e vai saber bem depois de atravessar o Sahara Ocidental a escaldar... :lol: Se não houver tempo para se fazer um desviozito até ao Mali por Tabacounda (Senegal) com passagem por Kidira... Bamako até ao país Dogon ... :P .. pas de problem vamos noutra altura. O pardal continua a ir ao rio a apanhar água para apagar o fogo.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .............. Até.

MensagemEnviado: Sexta Fev 12, 2010 2:03 am 

para avisar desde já que a minha VAN NAO SE ENCONTRA A VENDA... :lol: 8) :lol: 8) :lol:

tantos nomes esquesitos... tanta pais... ja me confundi todo...

ahahaha

MensagemEnviado: Sexta Fev 12, 2010 1:36 pm 
Site Admin

Registado: Sábado Jun 27, 2009 6:01 pm
Boas!!

Portanto a tua ideia é sair no principio de Agosto e voltar no fim, certo? A viagem toda não devemos ter tempo para fazer mas pelo menos companhia até Marrocos parece-nos viável... Agora que a estrela já está legal, temos de a verificar em termos técnicos e práticos... Uma questão: Em termos de equipamento da carrinha o que recomendas para uma viagem pelas Africas? Já à muito tempo que uma das primeiras viagens que quero fazer com ela é por terras Marrocans... Desde que lá fui em 2002 que quero voltar...

Entretanto falei aqui no meu trabalho sobre apoios à viagem e como era previsivel... dinheiro está curto! Mas material de merchandising é à vontade. Faz um mail a expor o teu projecto que eu faço-o chegar ao sitio certo.

Saudações Estrelóicas!!

MensagemEnviado: Sábado Fev 13, 2010 12:48 am 

Boas Prufster obrigado pelo teu empenho :D todas as ajudas são bem vindas...e vindo de ti e da "Grande Estrela" é do best ... nada como ir apadrinhado pela casa mãe... :P logo que tiver tempo escravinhooooo.... qualquer coisa, talvez até um mini projecto de apresentação... vai mantendo aí a chama acesa que eu logo que puder faço-te chegar o projecto de intenções :P quanto à vossa ida a Marrocos é belíssima ideia, em princípio podemos fazer parte da viagem em conjunto.... com certeza :D vamos a isso .... esqueci-me de evidenciar essa hipótese nas mensagens anteriores... :) mas faz todo o sentido... :P ..fica aqui o reparo para quem quiser considerar esta hipótese... até pode haver algum tribalista que possa ir mais para baixo ... mas não necessariamente até à Guiné. Quanto ao equipamento tudo depende do que te propuseres fazer.... :?: mas em princípio para um passeio no relax em Marrocos nada de especial.... não vais fazer pistas ... logo basta-te a fiabilidade da máquina :P ..que deve ir bem oleada...o normal é mudarem-se os filtros e tal ...(levar óleo para repor) mas a maior parte do pessoal subestima a mudança de óleo do diferencial e da caixa de velocidades... chegam a fazer milhares de kms sem se lembrarem... :o e partir um diferencial por falta de óleo :o é mau....muito mau... assim como uma boa lubrificação por baixo ... em todos os bicos que estejam à vista... uma correia de ventoinha suplente.... assim como filtros ... o de ar em caso de terra batida deve ser visto amiúde.... :wink: e depois uma regra de ouro ... :wink: é ver todos os dias o nível do óleo e da água desde que a máquina esteja na horizontal claro... e dar uma espreitadela por baixo de vez em quando não se vá desapertar alguma coisa....escape... barra estabilizadora frente e atrás... se puderes leva um ou dois parafusos suplentes para as mesmas...e vê o estado dos cinoblocos.... são festinhas que se tem que ir dando diariamente...especialmente depois de muitos kms em má estrada. Podes levar mais material suplementar mesmo usado tipo um alternador por exemplo ...ou dois pneus mesmo usados mas em bom estado com alguma tracção.. que talvez até consigas num sucateiro ... para o caso de te distraíres e atascares... e poderes contar com eles...até podem ser mais largos que o permitido... tipo arma secreta :wink: ....mais uns tapetes ou carpetes velhas para enfiar debaixo dos pneus..mas isso já são preciosismos.. depois...... alimentação de reserva e saudável para não estar só a comer com os condimentos deles que ... podem degenerar em mau estar e febres ...e claro medicamentação de choque porque em férias não se pode adoecer....verdes todos os dias nos souks para as saladas e fartura de fruta... e continuar a hidratação com água muita água e boa daquela que tira a sede :D ..no ano passado levamos 3 gerricans de 20 lts para os dois e quase que foi suficiente...para cozinhar e beber diariamente.. mas amiúde íamos comprando engarrafada e frescas de litro e meio a Sidi Ali é horrorosa já a Bahia era bem boa....mas a dos mananciais de água das montanhas é a melhor.... o sol é potente o tablier é preto e atinge temperaturas loucas... então arranjamos uma tira de tecido pesado (pequena manta) para não voar com a deslocação do vento...em andamento com as janelas abertas e colocamo-la a cobrir todo o tablier ... etc etc etc ... rede mosqueteira para manter as melgas afastadas durante a noite...na porta e em volta da cama... álcool de reserva para as jantaradas... porque por lá nem uma cervejinhaaa.... bolachas para dar aos mais miúdos, torrada ou outra.... e não dirams.... a nossa desculpa airosa é a de que os Dirams são para os velhos que não podem trabalhar e tem que comprar o pão... é convencível ....... e por aí fora.. on the road. Até

MensagemEnviado: Quinta Mar 04, 2010 1:37 pm 

Hoooo .... :P grandes viajantes desta magnífica Tribo de Estrelas.. e que tal esses contributos para a Guiné ? essas caixas ?... :P estão a aumentar de volume ou não ? calçado ? sapatilhas e tal... roupa clara e fresca..vejam se arranjam material de Desenho e de Educação Visual... controlem-se nos livros porque só queremos levar uma Estrela.. :mrgreen: quem já tiver material não se iniba de colocar aqui as fotos da prova do crime :D Os putos guineenses vão-se passar.. :P Até

MensagemEnviado: Sexta Mar 05, 2010 9:52 pm 

Boas grandes viajantes e dinâmicos entusiastas deste Fórum :D ..Já tenho na minha posse o histórico e famoso mapa da Mitchelim sua Exª o 741 :P .. do melhor .. a enorme língua do Sahel e respectivos Países envolventes...nada como ter papel palpável... :wink: vou hibernar para me dedicar à coisa. Não se deixem dormir com os donativos que querem fazer chegar à Guiné. Alguma coisa disponham. Até

MensagemEnviado: Quinta Mar 18, 2010 10:01 pm 

Boas grandes Tribalistas :D e que tal vai a participação neste Fórum maravilhoso ?.. e como é que estamos de angariação de material para os putos da Guiné ? e malta aguerrida para ir no relax até ao grande Sul ?... ninguém alinha ? ou estão envergonhados :lol: Embora daí ... 8) penso que na última semana de Julho já devo estar a apontar a estrela para o Golfo de Cádiz :D :D :D vejam os posts anteriores para se envolverem nesta nossa causa :.... se já houver material de lado escrevinhem aqui o que tem, ou que está pendente e ainda pensam arranjar, não se deixem dormir e comecem a mexer os cordelinhos :wink: . E aqui vai a novidade da semana .. :P hoje (grande dia) consegui .... (atenção/suspense) .... que me oferecessem um pequeno gerador para fornecer energia para uma televisão e um aparelho de vídeo para a pequenada poder ver uns filmezitos :P vai ser uma doidice ...Também já pus de lado (do meu espólio :D ) uma extensão com 50 metros para o bicharoco ficar a trabalhar bem longe, que é para se ouvirem só as risadas da malta :lol: :lol: o que conseguirem arranjar tragam em Junho para a grande concentração da Tribo das Estrelas... Até.

MensagemEnviado: Quinta Mar 18, 2010 10:31 pm 

eide concerteza arranjar algo para poderes levares... tenho de dar uma volta a arca da minha mae e ver as roupas que já nao uso...

essa ideia da TV ta demais... parece que tou a ver os putos todos prespectos a olhar para a tela... eheheh :D :)

MensagemEnviado: Sexta Abr 02, 2010 7:25 pm 

Boas grandes Tribalistas :P estava a ver que não conseguia arranjar tempo para vir aqui ao Fórum :P Aproveitando a vinda de uma ONG à Guiné vim por aí abaixo a dar uma mão a este povo maravilhoso e em simultãneo tenho vindo a fazer o reconhecimento do percursso (+ análise de fronteiras) para a nossa vinda no mês de Agosto. Por aqui por Bissau está tudo calmo (aparentemente) e a vida já voltou à normalidade :?: . Os sistemas políticos estão pouco consolidados e não é preciso muito para abanar a fragilidade social. A realidade aqui é muito dura e dificil de aceitar, este povo merecia melhor sorte. A vulnerabilidade dos orgãos políticos é tão permatura que frequentemente o poder militar se sobrepõe ao aparelho politico legitimamente escolhido pelo Povo ... e quando isso acontece... é o descalabro humano. Mas sobre isso penso que voçês todos já tem alguma idéia formada.
Estão 40 e tal graus e uma humidade de colar a roupa à pele. Amanhã já começo a andar para Norte e em principio dentro de uma semana já podem contar com a minha participação aqui no Fórum. Parabéns ao novo Administrador. Até

MensagemEnviado: Quarta Abr 14, 2010 9:11 pm 

Hooo ... Grande Tribo :P já estou de regresso :D se tiverem interesse em saber mais sobre esta parte Central/Oeste de África... disponham :P apesar de não ter ainda bem formada uma opinião abrangente sobre os vários domínios e especificidades dos territórios porque passei, retive alguma informação que tenho vindo a consolidar pouco a pouco ...e que (se a situação política permitir :? ) espero aprofundar na próxima ida para o grande Sul... Até

MensagemEnviado: Quarta Abr 14, 2010 10:46 pm 
Site Admin

Registado: Sábado Jun 27, 2009 6:01 pm
Boas!

Então que tal correu a viagem? Como foste? Terra ou ar? E que tal foi estar por lá com a confusão politica? Conta, conta... :)

Saudações Estrelónicas!

MensagemEnviado: Quinta Abr 15, 2010 3:22 pm 

Ê pá ... :P vamos cá a ver... fui por terra, muita terra mesmo :lol: são à vontade 5 mil e tal para Sul (Guiné) e o correspondente para Norte !...não confundir com Guiné Conacry ou Guiné Equatorial... a Guiné Bissau de que nós Portugueses fomos colonizadores (!...) para estas quilometragems já convém ter um conhecimento razoável do comportamento da mecânica.. (entenda-se.. já ter feito kms...) e do expectável ao nível dos diferentes órgãos do motor e circundantes.. :wink: a viagem deve ser feita no relax e em sintonia com o que previamente foi apreendido em leituras e recolhas várias... para que os sentidos estejam despertos e receptivos ao nosso olhar... :P porque é uma viagem de descoberta.. e de identificação, caso contrário é preferível não sair da Europa .... :wink: é possível arranjar mecãnicos desenrascadores um pouco por todo o lado, malta receptiva e pronta a ajudar com poucas ferramentas e a trabalhar em condições mais que básicas.. se bem que ajuda se formos acompanhados com outra Estrela.. pode-se dar um reboque e tal...e o apoio é mútuo. A viagem pode ser feita por um carro normalíssimo (se o dono não se importar de levar umas cacetadas por baixo hê hê..e de chegar com a chapa amassada ..) e se as condições atmosféricas não incomodarem muito... chuva, lamas, ventos, areias.. sendo mais que certo que na altura de progredir e sair das complicações dá muito segurança poder contar com as potencialidades das nossas Estrelas. A viagem é relativamente cara mas se tiver um fim humanitário/histórico/geográfico ajuda a justificar os gastos ... se for humanitário... o retorno individual é enriquece-dor e a dimensão humana das "férias" (!?..mais Expedição) é assegurada e assumidamente marcante do ponto de vista do desenvolvimento interior de cada um. É mesmo muito forte em termos emocionais e obriga-nos a questionar uma série de valores. De há umas décadas a esta parte o Norte de África é percorrido por uma série de Europeus em especial por malta à procura de sensações fortes ao nível Geográfico (Desertos, Dunas, Montanhas) e principalmente da interacção humana com outros povos, outra gentes e as suas culturas... pelo que as formalidades nas fronteiras são relativamente fáceis, apesar de lentas.. muito lentas... mas assumir um ar descontraído, despretensioso e afável... dá muito jeito :wink: para que não nos tomem por bancos ambulantes ou por turistas parvos e arrogantes ... :? anda muito gente em trânsito por essas fronteiras Africanas pelo que a companhia e as misturas de gentes e viajantes é um facto agradável e quase sempre os locais precisam dessas pessoas em trânsito para ganhar a vida... seja a vender café, cajú, cigarros ou até mesmo para cambiar dinheiro. Até mesmo os próprios guardas de fronteira contam com esse movimento para lhes alegrar o dia ...e claro comporem o orçamento familiar com um ou outro "cadeaux" :wink: ou uma ou outra nota para o Chá :lol: nada transcendental desde que entendido à escala humana do País. Espero ter ajudado.

MensagemEnviado: Sexta Abr 23, 2010 7:21 pm 

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

MensagemEnviado: Sexta Abr 23, 2010 11:55 pm 

:D :D :D calma aí Gonga não é nada transcendental... :lol: agora... convém estar desperto para uma série de realidades (sociais/políticas/geográficas/etnográficas etc... ) para que a fruição do nosso olhar e dos nossos sentidos sejam realmente uma experiência em toda a linha, marcante pela riqueza do conhecimento da diversidade do respeito pelos povos.. e não pelo deslumbre do desconhecimento.. :shock: claro que a recolha feita em casa é muito importante ( Road Book forte tipo dossier com fotocópias de mapas, moradas, direcções, artigos de opinião etc etc etc... ) e e se não se for com ninguém que já tenha umas luzes da "coisa" então aí .... tem-se mesmo que se abordar a "coisa" com gosto para que o envolvimento seja o mais completo possível.... e mesmo assim... mesmo assim.... há experiências no dia a dia da viagem que são completamente novas de descoberta, mas a malta já está receptiva para essa mudança e para essa diferença ... e só assim se vai progredindo.. crescendo sempre com as diferentes culturas seja para o bom seja para o mau :?: ... não quero com isto dizer que um tipo ande por ali todo atrofiado por causa do que leu e ouviu ... o diz que disse... e tal :!: que é assim e assado...nada disso ... uma coisa é ter o conhecimento ... outra é fazer uso desse conhecimento... o que é completamente diferente... eu posso andar no relax abstraído na apreensão do que me rodeia e não fazer uso desse conhecimento... porque não preciso ou não sinto necessidade... e ponto final. Mas dá muito jeito poder decidir a partir dum suposto conhecimento ou mesmo olhar para o que me rodeia a partir da informação que apreendi. As coisas complementam-se é só isso, virtual/real !... . Além do mais existe muita informação com a qual nós não não nos identificamos ... ou porque se concebeu que é importante ir ver aquilo e mais não sei quê... o que a nós até pode não nos dizer nada... :wink: ou porque quem dá a informação centra a sua opinião na sua forma de ver as coisas (logo à partida condicionada..) pelo que por vezes temos que dar uma "varredela" no que se lê.... para que não decidamos por opiniões mais ou menos tendenciosas..e sectárias....e que de alguma forma vão contra as nossas apetências e contra as nossas identificações.... aqui é que reside o cerne da coisa :lol: :lol: identifico-me ou não me identifico ? se sim, vou espreitar se não, logo se vê. Agora ... África é África :P como dizia um mecânico na Mauritânia ao tentar partir um cabo assente na aresta de uma peça de ferro ... e dando-lhe com o martelo para o partir.. :lol: e partiu ao fim de uns segundos... qual alicate de corte qual carapuça... :P ... é assim :P quanto ao resto ...continuamos receptivos a quem se queira chegar à frente :D devemos estar de abalada aí pela última semana de Julho.. se tudo correr bem como já disse em post anteriores... o dia todo a rolar :P com paragens oportunas para o belo banho a bela fotografia etc etc.... 500 a 600 kms por dia no relax (70.. 80 à hora..) e contando com 8 a 10 dias para Sul ( Espanha por Sevilha, Golfo de Cádiz, Algeciras ou Tarifa (..) barco.. Estreito de Gibraltar, Marrocos por Ceuta ou Tânger sempre para Sul...mais o Shara Ocidental de Agadir para baixo, Tiznit, Tarfaya, Laâyoune, Boujdour ou melhor Cabo Bojador, Dakla, Mauritânia, Nouâdhibou, Nouahchott até à Barragem de Diama por S. Louis no Senegal com ligeira flexão para oeste (evitando Dakar) por Louga, Touba cidade religiosa, Diourbel, Kaolack e Tabacounda para evitar passar pela Gâmbia e entrada na Guiné pela fronteira (..) de Pirada....com cento e poucos kms de picada demolidora mas triunfal mas só para a mecãnica :P .. até Gabú, Bafatá e Bissau.... :mrgreen: ) mais outros tantos dias pela Guiné, com afazeres de toda a espécie, entrega de donativos e eventuais compromissos de parcerias para futuras ajudas (...) reconhecimento da cidade de Bissau e das vilas de Noroeste para Sul desde Varela até Buba e Catió através das aldeias (Tabancas/palhotas) e também de algumas ilhas do Arquipélago de Bijagós, como Bolama e Bubaque... e da natureza, mas acima de tudo as pessoas ...as gentes, os locais, dóceis e afáveis como só os Guineenses conseguem ser, sempre com um sorriso e com boa disposição, sempre prestáveis, sempre Portugueses.... mais outros tantos dias de regresso para Norte (com o coração apertadinho) sempre numa perspectiva de descoberta e de fruição do que nos rodeia... aí está um mês de vida :P muita vida.... Até

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT [ DST ]

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: