Ó Jesus a do pardal está um espectáculo

... nós somos mesmos uns pardalitos, é bem verdade. Mas vais ver a quantidade de material que o Gonga vai levar naquela grade...

.. até vai tapar a juba à Leoa...

Quanto ao nascimento da criança pensem na coisa ... porque da maneira como isto está

o melhor seria o rebento ficar com dupla nacionalidade .

assim como assim... bem que podia ir nascer à Guiné !...

ou em caso de maior escolha ... sei lá ... prá aí o Burkina Faso

faz fronteira com o Mali.... e nós vamos (oxalá que tenhamos tempo..) passar a 60 km... da fronteira...ainda por cima com aquela diluição de fronteiras

o pessoal nunca sabe muito bem em que país é que está....

.. também não há hospitais ... mas isso é secundário...

... então nós não chegamos um belo dia (acho que já contei esta..

) à praia de todas as estrelas (ali para os lados de Sagres) e não é que na noite anterior tinha nascido lá um bebé...só lamento é que não tenha sido numa Mercedes...

(foi numa T3 VW..) mas pela pele de ovelha que estava cá fora a secar ao sol ... não oferecia dúvidas...

viu-se mesmo que saiu directo para a pele ..

desde esse dia nunca mais olhei para as peles de ovelha da mesma maneira

Agora a sério,vejam lá isso, eu comprometo-me a atar a minha cara metade com um baracinho para ela não incomodar o rebento...

e se os guardas do Senegal usarem o argumento do "presente" e tal ..

que é para o filho que vai nascer amanhã

...a malta prega-lhes logo com o benjamim da Tribo..

se forem sensíveis

.. sempre deve dar para baixar um bocadinho o suborno...

.. Quanto à viagem .. a concretizar-se vai ser um deslumbre

é um dado adquirido ...

está no meu Ser como diz o Tintas... quanto ao tempo gasto em viagem ...depende ... em princípio (eu e a Fi) só temos que chegar no último dia do mês de Agosto

já quanto à data de partida ... a coisa está menos visível....vamos tentar levar um mês ... mas não é garantido..

o sistema é perverso

.. pelo que a viagem até pode nem acontecer...

quanto às horas em viagem ...depende se formos sozinhos ou acompanhados... porque à (sempre que possível claro) que jogar com as motivações pessoais dos diferentes tribalistas... por exemplo em Marrocos a costa oceânica de Essaouira para sul está cheia de praias que são brutais para o pessoal do surf e do kite ... eu por exemplo já gostava mais de ir até ao Atlas fazer um trekingzito....até ao Toubkal

mas não nesta altura do ano...estejam descansados....

vamos saltitando...sem fugir muito da direcção do grande Sul... mas o grosso do tempo em férias deve ser passado na descoberta da Guiné e do arquipélago de Bijagós assim como na interacção com a população Portuguesa que tanto quanto sei são de uma simpatia e de uma simplicidade 5 estrelas.. mas até lá ....

.. Ceuta pelo atlântico gasoil 55 octanas 0.70 +- ..até Dakla última fronteira antes da Mauritânia .. 2476 kms ... yes só para aquecer ..

gasoil a 0,50 + ou - (na fronteira vão-nos querer comprar as Mercedes... mas nós dizemos logo que a que está para venda é a leoa do Gonga

) sempre pela costa atravessando a Mauritânea por Nouâdhibou passando por Nouakchott até à célebre fronteira de Rosso... 1000 e tal ..kms .. soft no relax .. etc etc etc...não digo mais kms que é para o pessoal ter trabalho de casa....

(Se tiverem interesse em comprar algum livro de viagens procurem o Gambia Y Senegal da Lonely Planet belíssimo e completo...dois países num só livro.. e maps o Mitchelim o célebre 741 que é brutal.. quem encontrar à venda compre para mim... tá difícil) isto porque sobre Marrocos à muita informação .. e sobre a Guiné um pouco menos... mas muito avulsa na net ....porque os Portugueses sempre foram muito saudosistas.. depois da Mauritânea .. o Senegal à força toda com dezenas de operações stop... à cata dos CFA (Franco da África Ocidental- 1 euro = 656 CFA.. logo se dermos 500 CFA é uma fortuna

... por S Louis até à emblemática e confusa Dakar com a ilha de Goréé mesmo em frente... talvez a Gâmbia (pode ser contornada...o país é uma grande língua de terra que entra pelo Senegal adentro...e no meio o grande rio Gâmbia) tem a costa um bocado cosmopolita

e sexy !!!!.....mas parece-me que é para benefício das mulheres ..

.. (a moeda é o Dalasi .. não é lindo ? ê pá tens aí Delasis que me emprestes ?..) adiante....quero eu dizer que temos que fazer concessões no sentido da procura da autenticidade e da genuinidade das populações ..e dos países que formos atravessando.... logo esse exercício mexe grandemente com o percurso....

e consequentemente com a recolha intensa que cada um for fazendo até à data da partida....e depois jogar com os interesses da malta....

se for para curtir Marraquexe a malta vai ... embora aí para a praça Jema el Fna para os batuques e para o desafiante labirinto das ruelas e bairros...

se for para bombar até ás gargantas do Todra e de Dadés a malta vai ... no problem Essaouira prá beach bora... grande parte do sucesso duma viagem deste tipo tem a ver com as prioridades e com as opções e com muito jogo de cintura...não perdendo de vista os objectivos a que nos propomos..... ainda dentro do Senegal a Gâmbia (ou não) o Senegal novamente, mas já pertinho da Guiné...

com passagem talvez pela fronteira de S. Domingos atravessando o rio Casamance por Ziguinchor e depois grande tiro até Bissau... assim está fácil de ver que a rota de retorno depende naturalmente do tempo despendido até à Guiné e acima de tudo da viagem dentro

..deste País da África negra, que merecia maior atenção do antigo País colonizador...

. Se a chuva persistir vamos para dentro de água o clima é tropicalíssimo...e vai saber bem depois de atravessar o Sahara Ocidental a escaldar...

Se não houver tempo para se fazer um desviozito até ao Mali por Tabacounda (Senegal) com passagem por Kidira... Bamako até ao país Dogon ...

.. pas de problem vamos noutra altura. O pardal continua a ir ao rio a apanhar água para apagar o fogo..

.............. Até.