TRIBO DAS ESTRELAS

Este é um ponto de encontro virtual dos aventureiros, viajantes e entusiastas dos furgões Mercedes.
Data/Hora: Domingo Ago 01, 2010 10:49 am

Todos os horários são GMT [ DST ]

Welcome
Bem vindo ao fórum TRIBO DAS ESTRELAS.

Presentemente está navegando no fórum como convidado o que lhe dá acesso limitado, por isso convidamos a registar-se e a participar.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Autonomia electrica ?
MensagemEnviado: Sábado Mar 21, 2009 8:39 pm 

Registado: Sexta Fev 06, 2009 8:06 pm
Ola a todos,

Gostaria de saber quais os sistemas, dicas, etc que voces adoptaram para vossas estrelas.
Para ter uma ideia, quantas baterias, tipo de conversor, paineis solares ou nao, autonomia com a carrinha parada dependente do vosso consumo.
Pronto, apreceber-me qual é o vosso sistema electrico em termos gerais, lojas onde compraram os elementos, o budget.

Obrigado

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Domingo Mar 22, 2009 12:10 am 

Registado: Quinta Dez 18, 2008 12:00 am
Pouco percebo do assunto, mas sei que tenho duas baterias; uma só para o motor e outra para alimentar o resto.

Penso até que (e corrijam-me se eu estiver enganado)a 2ª bateria não dá para alimentar o motor de arranque, uma vez que é de arranque lento. Pelo menos assim me explicaram.

Porque uma vez a bateria do motor de arranque deu o berro e eu meti a outra e não dava nada.

Vai daí, pensei que a outra tambem estava descarregada, mas, segundo o electricista, não era nada disso.

Em relação aos painéis solares, eu penso que é uma boa opção e temos maios autonomia. Existem até umas lâmpadas que não gastam quase nada (tipo led)

Depois de já ter a minha equipada, ainda pendei em colocar um painel solar, mas apanhei um susto, quando me disseram o preço daquela coisa.

Tambem existe a opção do aerogerador. O pessoal dos iates, especialmente à vela usa disso e parece que a coisa resulta.

É tentar!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Domingo Mar 22, 2009 10:37 am 

Registado: Sexta Fev 06, 2009 8:06 pm
A segunda bateria que tens deve ser de gelo (descarga lenta), mas nao sabia que nao dava para o arranque do motor, por acaso é bom se lembrar de esse promenor ja que o dia que a primaria nao funciona, nao podes utilizar a outra. Alem disso essa segunda bateria é de descarga lenta e tem tanbem a caracteristica de ser de carga lenta ou seja demora mais tempo a cargar.

Em relaçao aos paneis os preços sao do outro mundo, ja reparei!
Vi uns a 69 aereos no Leroy, mas sao de manutençao, dao com perfeitas condiçoes 5W/350mAh o que penso ser relativamente fraco ja que um consumo medio diario é de 20Ah e que as baterias so dao para descargar até metade da carga maxima.

Cuidado qie parece saber do que estou a falar mas nada disso....estou a falar a serio. :shock:

O meu objectivo é ter uma ou duas luzes ligadas, o frigorifico a funcionar memso se nao sei se ele funciona a gaz, e masi importante poder utilizar o computador.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Domingo Mar 22, 2009 2:43 pm 

Registado: Quarta Jun 13, 2007 8:05 pm
As baterias utilizadas para alimentação da zona do habitaculo são as chamadas baterias de GEL que são baterias que se podem deixar descarregar a 100% e depois voltar a carregar ou pelo alternador ou por paineis solares etc, desde que teham um regulador de garga entre a fonte de alimentação e as baterias, mas estas não ajudam o arranque em caso de necessidade porque são de descarga lenta e o preço é muito mais caro que as baterias de chumbo(normais), as baterias de chumbo (utilizadas nos motores) são mais baratas necessitam do mesmo sistema de carga ajudam o arranque em caso de necessidade, mas não podem deixar de descarregar abaixo dos 50% apartir daí elas voltam a carregar mas começam a deteriorar-se muito rápidamente e ao fim de algum tempo já não reteem a garga.
-O frigorifico aconselho usar desde que estejam parados 100% a gás porque o consumo a 12V é muito.

Como diz o ditado popular "faz o que digo e não faças o que eu faço"

Porque no meu caso tenho duas baterias só para o habitáculo ligadas em paralelo e depois intercalado com a bateria do veículo atravez dum corta corrente, ou seja quando paro desligo o corta corrente assim se gastar a mais, a bateria do motor não é afectada, mas a coisa bem feita é teres reguladores que fazem isso sózinho á avenda na www.marcampo.pt

Duas lampadas de 20w fixas de halogénio(gosto dessas, mas as de leds gastam muito menos) e uma 20w halogénio movel para a leitura na cama, tenho dois inverter um de 150w e outro de 250w para os aparelhos de 220v a médio prazo vou trocar o de 150w por outro mais forte, e troquei o alternador por outro mais forte ou seja em menos tempo carrega mais depressa, e por enquanto não tenho nada para medir o consumo :lol: porque no primeiro ano que saí tinha um voltimetro de luzes e estava sempre a olhar par o consumo electrico no segundo tinha um digital estáva sempre a olhar para os picos de consumo e consumo total assim tirei tudo já não olho e aumentei a capacidade :lol: .
Tu tens a noção do teu consumo fazes as contas do total em wats convertes em amperes e já sabes para quanto tempo tens energia.

watts=voltsxamps

wat/volt=amp

Assunto da Mensagem: Re: Autonomia electrica ?
MensagemEnviado: Quarta Mar 10, 2010 7:06 pm 

Registado: Terça Mar 02, 2010 11:12 pm
Boas ...
os paineis solares são sem duvida uma boa escolha,podes ficar parado vários dias com autonomia sem ligar o motor...
Hoje em dia já são mais baratos mas aconselho no minimo 70w 4 ou 5 Ah e uma boa bateria a gel!!Já existem também outras energias alternativas possíveis de montar numa furgo!!
Comprei o meu em Marrocos por 180e + uma mala 5 ferramentas Einhel quase nova à 4 anos por isso penso que agora são bem mais baratos!!
Boas viagens

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT [ DST ]

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: