Boas malta!!
Ontem foi dia de trabalho na estrela: Montagem de canhão de ignição!
Quando a comprei vinha sem canhão de ignição. Com a ajuda preciosa do utilizador Paulo

arranjei um canhão de uma 308 mais recente mas que encaixa lá sem problema.
Entretanto, tinha mandado vir da Mercedes um cilindro com chave porque por um erro de identificação de peça, estava convencido que era o canhão todo inteiro

. Decidi substituir o cilindro pelo novo até porque a chave que vinha com o canhão já estava com muita "artrose" - leia-se ferrugem e folgas - e já que tinha novo... Ao olhar para o canhão velho vi um freio à volta da ranhura onde entra a chave e achei que o tinha de tirar... ERRO!!

Como o freio não estava a querer sair decidi olhar para o cilindro novo para ver se percebia se estava a fazer a coisa bem... e não estava. O cilindro da chave tem uma espécie de mecanismo de tranca que se activa quando se tem a chave numa determinada posição. Resumidamente, para se tirar o cilindro deve-se:
- Na lateral do corpo do canhão, existe um orifício pequenino (do tamanha de um clip) onde se deve inserir um objecto que faça alguma pressão no fundo do orifício. No meu caso usei uma ponta de lâmpada de provas, daquelas que serve para picar fios.
- Roda-se a chave para a posição intermédia entre o ponto 0 (tudo desligado) e o ponto 1 (ignição ligada= luzes do painel de instrumentos acesas). Esta não é uma posição que se use normalmente e só serve mesmo para isto!
- Com jeitinho, vai-se puxando pela chave ao mesmo tempo que se faz pressão no orifício lateral e que se vai rodando muito ligeiramente a chave.
- Et Voilá! Sai o cilindro agarrado à chave sem problema!
Depois é só por o cilindro novo na dita posição em que a tranca vai para dentro e inserir no canhão. Ao rodar a chave ele tranca e fica fixo!
Agora tenho uma questãozinha para a malta:
- Para por o resguardo do canhão, que é uma peça de plástico que entra pelo volante e encaixa no canhão e na manete dos piscas, tenho de tirar o volante! No corpo do volante, no centro existem 2 orifícios roscados que eu presumo que sejam para usar um "saca" que faz pressão na coluna de direcção. Como não tenho esse "saca" pergunto à malta se tem mais alguma sugestão para eu conseguir tirar o volante...
Agradeço desde já!
Saudações Estrelónicas!!