Registado: Sexta Jan 29, 2010 3:12 pm Mensagens: 93
Boas,
Ando à procura da carrinha perfeita para muitas viagens, claro que é dificil arranjar uma que preencha todos estes requisitos, mas há sempre a mais próxima do que se quer
Claro que preferia uma estrela, mas não descarto a hipótese duma vw por exemplo.
O que procuro na carrinha:
Fiabilidade: Que seja o fiável possivel, não esteja sempre a arrasar, e se isso acontecer, seja fácil encontrar peças e baratas. Consumos: Que gaste o mínimo possivel e seja a diesel para depois poder adaptar a ov filtrado. Espaço: Tem de ser ainda veiculo ligeiro, mas com bom espaço, tudo o que seja maior que uma vw transporter servirá. Que dê pelo menos para 2 ou 3 pessoas. Equipamento: Dependendo do preço pode ou não estar adaptada. Que tenha Tracção traseira (mas isso acho que têm todas) e que seja alta, não se negue a estradas velhas e a chegar a sítios mais complicados e não fique logo atascada na primeira areiazinha que encontrar.
Digam lá de vossa justiça, que modelo(s) de que anos devo de procurar? E já agora se souberem de alguma, é dizerem
Registado: Terça Abr 29, 2008 9:20 am Mensagens: 12
Oi, os carros normais de Estrelas - 407, 406, 508, 608, 100, 207, 307 - com ou sem rodado duplo são practicamente todo terreno - sâo esses os mais polivalentes e facis de manter. Se queres um 4 x 4 vai para um 911 ou 1113, um Unimog com caixa de communições por tras ou um MAN 630 - mas estes sâo todos pesados, já nâo sâo carrinhas, com os custos acrescidos que isto traz....veja primeiro esses carros, o que queres la dentro, qual o tamanho, quantas pessoas queiras levar ao ceu... pois já decideras...de VW desaconselho, os motores nâo prestam e nâu durma Renault ainda escapa, e sempre consideres a diferença entre um carro com chassis , e um carro monocoque. O Fiat Ducato 3,5 sem turbo tem um motor excelente - mas a caixa e mesmo fraca...no fim, nâo há nada tâo bom, tâo solido e duravel como os MB.. that's a fact, caraças...
Boas, 4x4 já tirei das ideias. não há condições para tanto.
vw tinha andado a ver as lt, não me parecem más de todo, motor vw até agora nunca me deixou mal...
Mas por tudo o que já andei a ver, acho que é mesmo uma estrelinha que tem que vir. de 207 a 508 desde que seja ligeira é bem vinda. tudo o que aparecer e um caso a considerar. obrigado
Registado: Terça Mar 02, 2010 11:12 pm Mensagens: 83
Boas... As furgos de tração traseira são as Estrelas, WW LT, Iveco, Ford Transit antigas ,Renault Master antigas e não há muitas mais penso!! Quanto à melhor estas no sitio certo...é claro que são as Estrelas sem duvida para o meu estilo de vida!!Se queres velocidade e gastar dinheiro em peças tens as Iveco que são boas também!! Mas nas Estrelas tens tudo acessivel, fácil mecânica, consumos um pouco altos, mas motores que rolam e rolam...mas vão devagar!!A não ser que compres uma 310D ou 410D de preferencia a partir de 1989...com essas chegas aos 130k!! boas procuras
Registado: Domingo Nov 29, 2009 5:11 pm Mensagens: 14
baszame Escreveu:
VW desaconselho, os motores nâo prestam. O Fiat Ducato 3,5 sem turbo tem um motor excelente
Bem dizer que o motor VW não presta e depois dizer que o motor da fiat ducato é excelente na minha opinião é para rir de certeza na minha opinião o motor Mercedes não é melhor que o VW mas neste fórum é um bocado controverso fazer uma afirmação destas, eu gosto das Mercedes sem dúvida mas como disseram os consumos são altos para além do problema das 406/407 que têm um motor muito fraco para o peso da carroçaria isso faz com que sejam muito lentas e com carga em subidas é sempre a somar consumo de gasóleo o facto de terem só 4 velocidades também não ajuda muito. Tenho 2 VW e nunca me deram problemas nunca, é só marcar a rota e fazer-me à estrada já para não falar da performance, qualidade de motor, fiabilidade, consumos etc...etc... andar numa Mercedes MB100 e depois passar para uma VW LT é uma diferença tão grande para melhor que nem dá para pôr em comparação
É isso mesmo...tens toda a razão no que dizes Santos, as 407d pesam a mais para o motor que levam...mas quando passas para uma 508D motor 3,8l também não há comparação..tanto sobe como desce, não passa é dos 100k!!.Nas Estrelas é preciso antes de fazer as compras, aprender acerca das suas motorizações e caixas, tamanhos, pesos(pois podem ser pesadas muito facilmente), consumos e anos de produção para poderes encontrar algo para o teu estilo de vida...varia desde as mais caras como as Hymer com chassi Mercedes ou as Vario poderosas até as mais baratas como as 2xxD ou 4xxD com motores pequenos e muito antigos...A busca é essencial!!! Comparar motores pode ser relativo pois já tive uma WW t2 motor traseiro que fiz 1700kms e ficou no meio da estrada com um furo na cabeça do motor!!E também a minha 407D(e outras de muitos amigos) partiu o motor também!! Mas no ambito geral as Merci são as mais robustas(perfeitas para o monte),chapa mais dura,mais duradouras,mais bonitas e com mecanica mais acessivel!! boas procuras
Registado: Sexta Jun 15, 2007 9:59 am Mensagens: 364 Localização: Guia-Algarve
Para mim há uma questão de princípio... quem está bem com o que tem não deve mudar, ponto final e o respeitinho é muito bonito e o resto são histórias. Também acho que quem faz a máquina é o condutor. Rebentar motores não é para todos claro que um tipo pode-se distrair e acontecer um descuido... mas que há malta que se esforça... lá isso há ... Eu tive uma Datsun Urvan (Nissan) e rolei muito (o gasóleo tinha outro preço.... ) mas mesmo muito mais de 200 mil... quase todos por essa Europa fora... .. e sou saudosista daquela mecânica.. ainda hoje quando vejo uma Urvan fico orgulhoso e extasiado .... aquele 2.200 é bom, muito bom e acho que o 2.300 tão bem, só que .. simplesmente chegou uma altura que já não me satisfazia, só isto. Ainda há pouco tempo descobri uma agência que tinha Auto Caravanas Datsun (s) Urvan para alugar ... e imagine-se em que País ?!? na Austrália... Grandes Datsun (s) fiquei KO...na Áustrália ... e as VW Pão de Forma nos anos 60 não se mandavam para a Índia ?.. e andam a bater kms no Brazil e na América Latina à força toda !... claro que sim. As Bedford e as Berliet dos anos 60 não andam muito para lá do limite da carga e a rolar em condições paupérrimas e quase sem pneus no sul de Marrocos e no Senegal ?.. e a ver se os proprietários não as põem a andar !... não param é a vida deles.. ! e as Peugeot no norte de África ?... as Hanomag no deserto ? e os Land Rover na África negra ?... as cargas são tantas que andam com as molas de carroça voltadas ao contrário e quando chega ao limite tem um simples tronco de madeira para não ceder mais... Nos Países do Sahel sobre temperaturas alucinantes ... e com cargas indescritíveis não rolam motores Mercedes em cima do chassi ? ... sim ! ... porque a chapa é praticamente inexistente... nem que tenham que andar com óleo de enchimento Bardhall para tapar as fugas então e um vizinho meu que teve uma Mercedes Benz 406 parada mais de 20 anos, cheia de ninhos de ratos e não a conseguia deslocar porque as raízes tinham-se entranhado pelo chassi e pela carroçaria ... e com um encosto de bateria pegou à primeira.. é um bocadinho transcendental não...?... histórias todos nós temos, algumas alegres e outras um bocadinho menos, mas no verão passado deu-me pena ver um casal de senhores de idade numa auto caravana de marca francesa agarrados ao coração porque o óleo tinha desaparecido do motor ..Úiiiiiiiiiiiii Úiiiiiiiiiiiiiiii... e este Fórum é o quê ? senão a vontade a determinação e o entusiasmo de uma centena de entusiastas ? Andamento é o que é preciso ... há lugar para todos e o mundo está cheio de caminhos e de povos à nossa espera Até
Tens razão quem esta bem não deve mudar, e eu respeito isso, mas quem não está deve saber as possibilidades que tem para estar melhor!! Tudo depende que uso vamos dar ao furgão, do guito que temos para investir, e finalmente da compra que fazemos!!!
Quando comprei a minha Luso-Magyar os meus parametros de compra devido a experiencias anteriores e ao meu estilo de vida foi: Uma Dusseldorfer, para mim o modelo mais bonito Motor OM314 para fazer velocidades médias iguais ou melhores que os camiões(importante em viagens internacionais pois é perigoso ser constantemente ultrapassado pelos TIR) e por ser o mais robusto e potente capaz de fazer 3000kms em 3 dias e pedir por mais!! 6metros max. comprimento Porta lateral pequena de correr Mecanica boa Dono que tenha amor pela Estrela Autocaravana ligeira
Sem duvida que quem faz a maquina é o condutor,mas o condutor é feito a partir da experiencia, e quando comecei não havia foruns nem informação detalhada de modelos, nem sequer a moda das Estrelas!!Apenas tinha ganas de viver na estrada!! A primeira, a WW t2 1.600cc foi comprada em Bruxelas a um marroquino num leilão de rua, e ficou no caminho de casa em França!!Definitivamente má compra, total inexperiencia em comprar uma furgo!!Não passei dos 100kmh e não atravessamos montanhas, tivemos azar!Só fez 1700km!! A segunda uma Peujeot 504grd 2.400cc eramos 5pessoas e 3 cães e demos a volta à europa, mas tinhamos sempre algum problema eramos ultrapassados por todos os camiões e não tinhamos espaço!! A terceira foi a 407D que enquanto andou em portugal só me queixei da perda velocidade nas subidas, fora isso nada a dizer, até atravessar Espanha no pico do verão com alguma pressa de chegar ao destino...berrou!!Erro meu sem duvida, pois com estes motores temos que ir calmamente!!
Cada um tem vários ritmos durante a sua vida e felizmente as Estrelas têm corações para todos os ritmos...e bolsos!! Importante é escolher bem aquilo que queremos! Boas viagens
Registado: Segunda Maio 04, 2009 1:20 pm Mensagens: 17
Boas ó pessoal das estrelas
E quanto às 307d ... motor vs peso, tb partem os motores, é bem mais leve do q a 407, não?
Estou de olho num furgão 307d longa, será depois chato transformá-la em caravana? não tem janelas a trás, tb lhe queria por uma janela, é difícil isso? o q dizem mestres?
Registado: Segunda Ago 31, 2009 11:28 am Mensagens: 169 Localização: Sintra Lisboa
Boa noite. A motorização da 608d é um OM314 com 3,8l com 80cv. quanto as carrinhas não conheçendo nenhuma pessoalmente parecem-me 508d, 608d, 407d, 307 e a laranjinha do Gonga uma peugeot Espero ter ajudado
Boas, Gostei muito de ler as vossas opiniões, obrigado, sem dúvida me vão ajudar. Pelo que já tive a ler, e o que o pessoal amigo também já me disse já começo a tirar algumas ideias do que quero. Sei que em cada marca há casos de modelos fiáveis, que são verdadeiras "maquinas de guerra", mas há marcas que irei sempre evitar, salvo raras excepções: Fiat, iveco, renault, peogeot e citroen.
A preferência da minha busca em 1º lugar vai para as estrelas, sem dúvida. Velocidade: desde que dê os 100 já fico muito contente, devagar se vai ao longe, e eu quero ir longe. Força é que tem que tem de ter para subidas maiores. portanto pelo menos motor de 80cv Carroçaria é que desde que tenha o tecto alto, e não seja muito pesada(por causa dos consumos e esforço do motor), qualquer uma acho que vai servir.
Quais são as principais diferenças de carroçaria para carroçaria? Era porreiro fazermos tipo uma lista com as características dos variados modelos.
Já me disseram que as mb100 eram de evitar? alguém aqui confere?
Encontrei esta oportunidade, digam-me por favor se acham bom negocio. Mercedes 308d de 1990 Motor 2400cc de 80cv, com caixa de 5 velocidades Está com 300 000km Pelas fotos parece estar em bom estado. Vou ainda vê-la com um amigo meu que também é fã de Mercedes que é mecânico. Mas se realmente tiver boa, 2500€ é um bom preço? (não está transformada)
Registado: Sexta Jun 15, 2007 9:59 am Mensagens: 364 Localização: Guia-Algarve
Boas primeiro confirmar os Kms.. e como tal Livrinho de Revisões para a frente !.....HÁ .. NÃO tem livro de revisões então talões das mudanças de óleos ?.. verificar os intervalos entre as mudanças... ver se falta algum talão...facturas de peças ou reparações que já levou...importantíssimo..... isto para tentar saber um bocadinho do historial da máquina ultimas mudanças de óleo da caixa de velocidades ?.. do óleo do diferencial ?... etc...talão das últimas inspecções ??? se bem que estes tem pouco valor..... depois observação a olho ... Se estes dados estiverem na posse do vendedor já é meio caminho para o negócio... mas mesmo assim e em caso de inexistência de quaisquer dados SÓ mas SÓ com o talãozinho da medição de compressão do motor... o que o vendedor tem que assumir.. (para se saber o que se está a comprar...) e pela altura de ir medir a compressão do motor levar uma romaria de pessoal entendido... operação que tem que ser feita a frio.... logo a viatura tem que ser lá deixada (na oficina de reparação de bombas injectoras ...) de um dia para o outro.... e mesmo assim exigir garantia do motor por escrito !... nem que seja por 3 meses...coisa que poucos dão !.. ver no livrete o número de registos.. (quantidade de proprietários)... e usar esse instrumento na negociação...estado da chapa e da pintura... ver calhas de água.. interior em volta do párabrisas HÁ... LEVOU uma revisão geral ... é de rir .. lavaram-na de agulheta e pronto... se calhar nem filtros mudaram o de diesel de óleo de ar..... quantos kms tem ????? e o da caixa de velocidades e do diferencial ??? Agora... sejamos realistas...na posse do historial da ESTRELA..... 300 mil nessa motorização Mercedes não é realmente nada.... noutras marcas são mesmo 300 mil Kms... ... agora convém saber como foram feitos ?.... esses 300 mil... o ideal seria conhecer o anterior proprietário !......se foram feitos no relax ... ainda está na rodagem ... tal e qual !.... não tem discussão agora se foram feitos em esforço .... já se tem que averiguar melhor... mas o talãozinho (gráfico) da compressão do motor é imprescindível espero ter ajudado a procurares a SORTE. Até