Mas o comportamento dos pneus de tracção, na areia, não é dos melhores.
Embora existam várias técnicas de um homem se desatascar, sem ter que se sujeitar a um pan.......o de um inglês.
Sempre que verifiquemos que o carro não está a ter qualquer deslocamento, parar imediatamente.
Nesta situação as rodas estão a cavar um buraco e a carrinha vai descendo até assentar o diferencial no chão e aí arroz queimado.
Como nos safarmos:
Retirar pressão aos pneus de modo que façam uma bochechinha. Basta nas rodas tractoras.
No nosso caso será nas rodas trazeiras.
Depois de engatar o carro em marcha atrás, tentar andar devagar, muito devagar. Isto porquê? Porque a areia que o rodado já pisou está calcada e como já retirámos pressão aos pneus, temos mais hipóteses de nos safar-mos.
Depois de andar-mos uns bons metros de marcha atrás, metemos uma 1ª e lá vamos nós, pelo mesmo trilho, sempre em frente, sem virar a direcção.
Se esta não resultar, vamos ao pé cochinho:
Atravessamos um pau à frente das rodas trazeiras, atamo-lo a estas e andamos devagar até que o pau passe para trás.
Depois é só repetir a operação tantas vezes quanto as necessárias.
Se tivermos um guincho e estivermos num sítio onde não haja onde passar o gato (gancho), por exemplo no deserto ou num areal, basta enterrar-mos a roda sobressalente à distância máxima do alcance do guincho, não sem primeiro passar o gato à roda.
Aquela porra tem que saír dali! Ou eu não me chame Baptista!
Nas carrinhas de rodado duplo, não precisamos de guincho.
Basta ter a bordo duas boas cordas e prendê-las entre as jantes trazeiras, atando a outra extremidade a um ponto fixe.
Quando estamos atascados, às vezes basta deslocar-mo-nos apenas 1 metro, para que nos consigamos safar. Se não vai para a frente, pode ser que venha para trás e alem disso temos que ter em atenção a inclinação do terreno.
É sempre mais fácil saír a descer.
Nestas situações há que manter a calma e pensar que temos todo o tempo do mundo para resolver o problema.
Aqui, devemos meter o relógio no saco e agir com calma.
Partamos do princípio de que estamos sózinhos e temos que nos safar com a prata da casa.
Dar sempre muita atenção aos conselhos das mulheres. Elas têm mesmo um sexto sentido, alem de que são mais ponderadas e práticas.
Tenho exemplos disso.
Como os nossos carros até são espaçosos (o que não é o meu caso)cabe sempre: uma pá, uns metros de cabo (corda)um guincho Tri for (não sei se é assim que se escreve)um par de luvas grossas e meia dúzia de metros de passadeira, daquelas que se usavam nos corredores.
As placas de desatascar são pesadas e incómodas. A passadeira enrola-se e às vezes até há disso no lixo.
Com estas dicas que apenas são dirigidas a quem não sabe, creio que ninguem fica atascado.
A não esquecer:
Se estamos com o carro engatado e ele não se desloca nada, PARAR IMEDIATAMENTE.
A melhor forma de não nos atascar-mos é não nos meter-mos em caldeiradas.
Tirar pressão aos pneus.
Tudo isto, feito com:
SEGURANÇA
SEGURANÇA
SEGURANÇA
E fogo à peça!