TRIBO DAS ESTRELAS

Este é um ponto de encontro virtual dos aventureiros, viajantes e entusiastas dos furgões Mercedes.
Data/Hora: Domingo Ago 01, 2010 10:28 am

Todos os horários são GMT [ DST ]

Welcome
Bem vindo ao fórum TRIBO DAS ESTRELAS.

Presentemente está navegando no fórum como convidado o que lhe dá acesso limitado, por isso convidamos a registar-se e a participar.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Segunda Maio 25, 2009 7:41 pm 

Registado: Sexta Maio 02, 2008 4:48 pm
mcr se nao for abusar quanto foi o guincho???? :oops:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Segunda Maio 25, 2009 11:23 pm 

Registado: Segunda Dez 22, 2008 10:56 pm
Vamos obrigar-te a usar esse guincho! vai ser estreado no Algarve :lol:

:wink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Segunda Maio 25, 2009 11:43 pm 

Registado: Quarta Jun 13, 2007 8:05 pm
o preço do guincho foi de 309 £ mais 115£ de portes pois ele pesa 52kgs mais ou menos no total 485€.
Mquaresma estou a tentar mas acho que não o vou conseguir ter montado a tempo do Transalgarve, mas em alternativa se for necessário sempre há o guincho manual que puxa este mundo e o outro com provas dadas, não é um gunicho para ser bonito vem das obras :D

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Terça Maio 26, 2009 1:29 am 

Registado: Quinta Dez 18, 2008 12:00 am
Mas o comportamento dos pneus de tracção, na areia, não é dos melhores.

Embora existam várias técnicas de um homem se desatascar, sem ter que se sujeitar a um pan.......o de um inglês.

Sempre que verifiquemos que o carro não está a ter qualquer deslocamento, parar imediatamente.

Nesta situação as rodas estão a cavar um buraco e a carrinha vai descendo até assentar o diferencial no chão e aí arroz queimado.

Como nos safarmos:

Retirar pressão aos pneus de modo que façam uma bochechinha. Basta nas rodas tractoras.

No nosso caso será nas rodas trazeiras.

Depois de engatar o carro em marcha atrás, tentar andar devagar, muito devagar. Isto porquê? Porque a areia que o rodado já pisou está calcada e como já retirámos pressão aos pneus, temos mais hipóteses de nos safar-mos.

Depois de andar-mos uns bons metros de marcha atrás, metemos uma 1ª e lá vamos nós, pelo mesmo trilho, sempre em frente, sem virar a direcção.

Se esta não resultar, vamos ao pé cochinho:

Atravessamos um pau à frente das rodas trazeiras, atamo-lo a estas e andamos devagar até que o pau passe para trás.

Depois é só repetir a operação tantas vezes quanto as necessárias.

Se tivermos um guincho e estivermos num sítio onde não haja onde passar o gato (gancho), por exemplo no deserto ou num areal, basta enterrar-mos a roda sobressalente à distância máxima do alcance do guincho, não sem primeiro passar o gato à roda.

Aquela porra tem que saír dali! Ou eu não me chame Baptista!

Nas carrinhas de rodado duplo, não precisamos de guincho.

Basta ter a bordo duas boas cordas e prendê-las entre as jantes trazeiras, atando a outra extremidade a um ponto fixe.

Quando estamos atascados, às vezes basta deslocar-mo-nos apenas 1 metro, para que nos consigamos safar. Se não vai para a frente, pode ser que venha para trás e alem disso temos que ter em atenção a inclinação do terreno.

É sempre mais fácil saír a descer.

Nestas situações há que manter a calma e pensar que temos todo o tempo do mundo para resolver o problema.

Aqui, devemos meter o relógio no saco e agir com calma.

Partamos do princípio de que estamos sózinhos e temos que nos safar com a prata da casa.

Dar sempre muita atenção aos conselhos das mulheres. Elas têm mesmo um sexto sentido, alem de que são mais ponderadas e práticas.

Tenho exemplos disso.

Como os nossos carros até são espaçosos (o que não é o meu caso)cabe sempre: uma pá, uns metros de cabo (corda)um guincho Tri for (não sei se é assim que se escreve)um par de luvas grossas e meia dúzia de metros de passadeira, daquelas que se usavam nos corredores.

As placas de desatascar são pesadas e incómodas. A passadeira enrola-se e às vezes até há disso no lixo.

Com estas dicas que apenas são dirigidas a quem não sabe, creio que ninguem fica atascado.

A não esquecer:

Se estamos com o carro engatado e ele não se desloca nada, PARAR IMEDIATAMENTE.

A melhor forma de não nos atascar-mos é não nos meter-mos em caldeiradas.

Tirar pressão aos pneus.

Tudo isto, feito com:

SEGURANÇA
SEGURANÇA
SEGURANÇA

E fogo à peça! :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Terça Maio 26, 2009 8:27 am 

Muito bem, já aprendi muito e creio que não fui o unico :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Terça Maio 26, 2009 11:58 pm 

Companheiros!

Eu, tudo o que sei, aprendi com os outros! :D
À excepção de uma martelada que dei no dedo polegar, aqui há uns anos.

Desde então, para não dar marteladas nos dedos, comecei a agarrar no cabo do martelo com as duas mãos. :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Quarta Maio 27, 2009 12:09 am 

Já agora e aproveitando a embalagem da troca de conhecimentos, lembrei-me de outra:

Ao levantar-mos uma das rodas tractoras das nossas meninas, ficamos com a potência na roda levantada.

Logo, essa potência pode ser aproveitada por exemplo para tirar água.
Se tivermos uma bomba de água, daquelas que se usam para a rega e a aparafuzarmos à carrinha, depois é só passar uma correia de transmissão à roda que fica no ar e fogo à peça.

Será bom que tudo esteja bem alinhado e que a roda tenha acoplada uma poli. Por exemplo uma daquelas que vem nas máquinas de lavar.

Acaba por ser uma peça que vem de borla, porque isso encontra-se no lixo.

Se tivermos um gerador, tambem dá. É tudo uma questão de imaginação.

Boa sorte.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Quarta Maio 27, 2009 12:18 am 

Carlos Baptista Escreveu:
Ao levantar-mos uma das rodas tractoras das nossas meninas, ficamos com a potência na roda levantada.

Logo, essa potência pode ser aproveitada por exemplo para tirar água.
Se tivermos uma bomba de água, daquelas que se usam para a rega e a aparafuzarmos à carrinha, depois é só passar uma correia de transmissão à roda que fica no ar e fogo à peça.

.

Se tivermos um gerador, tambem dá. É tudo uma questão de imaginação.

Boa sorte.

Coitado do diferencial a trabalhar a 100% não deve de gostar muito :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Quarta Maio 27, 2009 12:35 am 

Tambem não é para encher a barragem do Alqueva! :D

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Quarta Maio 27, 2009 11:27 am 

Registado: Sexta Jun 15, 2007 9:59 am
Lembrei-me agora da necessidade de alertar a Tribo para calafetarem bem as portas de trás, inclusive por dentro com fita ... e também outros "buraquitos" na chapa :mrgreen: por onde possa entrar o pó... janelas etc... e os filtros de Ar ... limpíssimos... estamos quase lá.. Até.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: Terça Jul 21, 2009 1:26 am 

Registado: Terça Maio 26, 2009 9:20 am
Foi visão minha ou o guincho até tem comando à distância?!
Se assim for até dá para desatascar as máquinas sentadinho no sofá! :D
No próximo trans-X se não conseguir desatascar ninguém, já sei quem me pode dasatascar, se ficarmos todos atascados, procuramos uma tasca. :wink:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT [ DST ]

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: