aproveitando este tópico. E sem tornar off-topic. Qual o melhor material para preencher entre a chapa e a madeira forrada? para que não crie humidade entre a madeira e a chapa.
_________________ O que está em baixo está errado! O que está em cima está certo!
O melhor isolamento penso eu para nao crear humidade é nao isolar. Pois, quanto mais isolado mais diferença de tº creamos e por consequencia condensação. E uma questão de opçao pessoal. O isolamento pode ser feito de tudo e mais alguma coisa, esferovite (o menos eficaz) passando pelo wallmate,fibra de vidro ou multicamadas e mesmo cortiça e mais ainda. Analise das diferentes espessuras, dos custos relacionados, consideração da emissão de POV, tomar em atençao a ponte termica,etc. uma arte em si...
Registado: Sexta Jan 29, 2010 3:12 pm Mensagens: 93
Tem muito bom aspecto, bom trabalho.
Em relação ao isolamento... eis a minha opinião
Não isolando vai haver sempre humidade, e muita, só da respiração duma pessoa.... basta ver num carro normal se estiveres um tempo la dentro parado, mesmo com as janelas um pouco abertas fica tudo húmido por dentro, vidros e junto a chapa. a agua vai condensar na superfície mais fria. onde há mais diferença de temperatura entre um meio e o outro.
Neste caso, tendo um espaço não isolado entre a madeira e a chapa, vai ficar humidade acumulada nessa área. contribuindo assim para o aparecimento de ferrugem na chapa. Assim acho que é importante a chapa estar isolada. E no caso de colocar outros materiais de isolamento (poliuretano, roofmate, cortiça, lã de rocha, etc...), acho que deverá estar tudo isolado, ficando apenas exposta ao ar e humidade a superfície final, neste caso a madeira, devidamente protegida com verniz ou algum óleo duro.
Assim a humidade ficará maioritariamente na superfície exposta (verniz da madeira). e como ai já é uma superfície cuja a diferença de temperatura em relação ao interior da carrinha e do material que está atrás já não é tão grande, também já não há tanta condensação.
Acho que para uma carrinha que vai ter pessoas a dormir lá dentro com frequência, um bom isolamento é fundamental. Para bem estar dos ocupantes, e da chapa.
Na minha estou a planear colocar os seguintes materiais:
Folha de alumínio ou alguma material reflector para barreira de infra vermelhos; Espuma de poliuretano para isolar acústica e térmicamente; Tela de plástico para proteger o isolamento e chapa da humidade; E no fim meto contraplacado ou madeira fina, ainda tenho que ver....