Assunto da Mensagem: Gasóleo cheio de IMPUREZAS ???????
Enviado: Segunda Jan 05, 2009 6:03 pm
Registado: Sexta Jun 15, 2007 9:59 am Mensagens: 364 Localização: Guia-Algarve
Ora aqui vai; se sentirem perda de potência nas estrelas, dificuldade a desenvolver (...) motor engasgado, é quase certo que o sistema de alimentação está a ficar (ou já está completamente) obstruído pela murraça negra do gasóleo A verdade é que eu nunca mudei tantos filtros de gasóleo como agora. É incompreensível ?.. nem por isso !.. Não estivéssemos nós nas mãos das gasolineiras (com pouca ou quase nenhuma inspecção à qualidade do gasóleo, à aferição do débito das torneiras e por aí fora..) e não pagássemos nós o combustível ao preço que o pagamos... e tudo seria mais fácil de aceitar. Assim não, é tudo uma questão de sorte, mas que é difícil de aceitar é. É mesmo desencorajador e revoltante. Da primeira vez que nos apercebemos que alguma "coisa" está mal com o motor (?!?!..) vamos logo ver as datas das revisões em que os filtros foram mudados.. por norma está tudo em dia.. começamos então à procura de razões e probabilidades para o "problema" se tem a ver com a falha de gasóleo (alimentação) facilmente caímos na hipótese de o problema vir do lixo acumulado no (s) filtro (s) de gasóleo !... mas porquê se não foram feitos kms .. e o filtro foi mudado à pouquíssimo tempo....supostamente está tudo novo, limpo.. mas ainda à hipótese de ser MURRAÇA concentrada no fundo do depósito de combustível !... (se bem que ás vezes à variáveis que só cada um de nós e que sabe.. que o diga o entusiasta Joaquim que cada vez que abastecia tinha o hábito de fechar o tampão com o auxílio do papel e sem o devido cuidado o mesmo foi humedecendo e enroscando na boca do depósito acabando por entrar para o depósito e ser sugado para o interior dos tubos !..) mas, baixado o tanque, limpo e verificada a bóia e os tubos... torna-se a subir aperta-se e e feitos mais umas centenas de quilómetros com filtros novos.... e novamente o mesmo problema !!!!:shock: «HÁ.. ISSO É PORQUE SÓ SE METE GASÓLEO NOS CENTROS COMERCIAIS !... » não sei, é bem possível que essa seja uma das causas, mas porquê ? o melhor é ir variando de bomba e ir abastecendo aos poucos e poucos, um bocado por todo o lado para não sermos nós a ficar sem bomba injectora. É um sentimento de revolta e de impotência do pior que pode haver. Parece que quando abastecemos estamos a pagar para nos arruinarem a nossa mecânica !!!!! é de doidos ou nem por isso !.. Até.
Registado: Segunda Dez 22, 2008 10:56 pm Mensagens: 45
Boas
Também pode ter a ver com mais factores, se o deposito for de chapa tem tendencia para na parte de cima, onde o gasoleo chega menos vezes, ir largando ferrugem para isso há um tratamento infalivel que posso aqui explicar.
Nao andaste por Marrocos ha uns tempos? é natural que por la o gazoil seja de menor qualidade!
Podes ainda como soluçao tentar filtrar o gasoleo logo á entrada do tanque, usas um daqueles filtros de café á antiga de saco se pano, nao sei se é linho, enfias no bocal do deposito tipo preservativo feminino e só tens que ter cuidado de encher devagarinho, fazes logo um primeiro tratamento.
Assunto da Mensagem: Ok .... mas não era aí que eu queria chegar !....
Enviado: Terça Jan 06, 2009 4:04 pm
Agradeço Manuel, mas pelo depósito penso que não fico parado porque quase sempre atesto até ao cimo e depois já o baixei três vezes (...) e só da primeira vez (possivelmente a primeira da história do veículo em 23 anos) é que saiu uma quantidade considerável de "murraça" as outras duas foi só para confortar a consciência porque estava limpíssimo. E depois as partículas da ferrugem são bem diferentes da massa negra e viscosa a tal que encosta mais ao crude" (...) Mas à realidades que ás vezes desconhecemos e como tal não as consideramos, (...) mas já a solução do filtro de café, (gostei da analogia com o preservativo feminino, subentende muito conhecimento de causa..) essa agrada-me bastante. Andava a pensar numa solução menos "delicada" também de forma cilindríca furado em alumínio ou inóx que fosse amovível e que encaixasse no gargalo do depósito. Ando a ver na minha cangalhada o que é que à para lá e que possa ser adaptado. E depois o pano de que é feito o saco pode a longo a prazo deteriorar-se com o gasóleo e desfazer-se, e aí é pior a emenda que o soneto, mas nada como experimentar, pelo menos identificava logo o local do "crime" (...) este filme fez-me lembrar um outro que presenciei aqui à uns tempos de uns entusiastas franceses (os da outra Tribo..) que usavam uma camisola de lã grosseirona para filtrar o gasóleo que estavam a retirar de um bidon de 200 litros de cima de um camião para o depósito de umas quantas "pequenas" Mercedes. Um espectáculo, uma verdadeira bomba de combustível itinerante da Tribo, com um filtro proporcional à "proveniência" ...do combustível.
Quanto a Marrocos, esse grande País com esse povo maravilhoso e com essa cultura alucinante também é possível que aconteça o mesmo que por cá, só que lá a tolerância é menor em questões de desrespeito pela fidelidade do cliente (...) por cá o povo é sereno e o imperialismo ditador das companhias é quase inatingível, e pagas isso bem caro não só quando abasteces mas também na oficina. No grande Sul no Sara Ocidental podes comprar gasóleo à beira da estrada em garrafões de 5 lts e transparentes e é ver os táxis colectivos a abastecer, à confiança. Não te digo é o preço do litro, porque senão aí é que fico (ficamos) todos a bater mal ou na variante regional do Oeste a «fechar mal a porta». Só me apetece é partir por aí fora . Obrigado pela dica do filtro de café. Há ... já me esquecia, passou uma Pão de Forma por mim com o símbolo da Mercedes no lugar do VW essa malta é muito pouco fiel ao espírito da "coisa". Tu vê lá se esclareces isso Por aqui pode haver estrelas de plástico mas mudar os símbolos é que não Até.
Registado: Segunda Dez 22, 2008 10:56 pm Mensagens: 45
Aquilo do preservativo feminino são coisas que eu oiço falar por aí porque nem faço a minima ideia para que possa servir...
Quanto á questão da detrioração é um facto que venha a acontecer mais cedo ou mais tarde, mas como é amovivel podes ir verificando e ao minimo sinal trocas.
Esse gajo do pão de forma devia ser ,no minimo, castrado! Manda -me os dados dele que eu tenho aqui um grupo de romenos que trata do resto
E não só ... Além do símbolo (...) ainda tinha tampões nas jantes do famoso 240 (...) pasme-se !... o motor não sei ?... ouve-se tanta coisa por aí !.... mas !... eu penso que são os casos que os sexólogos chamam de "Comportamentos Desviantes"... Tss...tss..Tss .. neste caso até parece que se aplica. Mas nós por aqui pela Tribo das Estrelas promovemos a tolerância e o respeito pela diferença é preciso é combibiooo.. Nós estamos cá para as voltas. Agora ó Manuel essa de não saberes para que é que serve o preservativo feminino !... « Não fazeres a mínima ideia » Essa não te perdoo. : Até.
pois é mano Augusto nós andamos aqui ao sabor dos patroes , ora sopra o vento de leste ora sopra de oeste...
penso que a revolta dos combustiveis tem de ser muito mais forte que baixar os preços , o ideal era cada 1 fazer o seu " diesel " em casa com uma materia prima que seja abundante,barata( acessivel a todos) e nao poluente e depois andamos todos nas nuvens do paraíso
quanto a sugestoes de filtros aconselho umas calças de ganga com as pernas cosidas, a ganga é bastante resistente e filtra bué de bem.
Filtros em geral... o problema é do gasóleo (talvez até mais, das bombas onde abastecemos..) vem cheio de impurezas e de fraca qualidade, é incompreensível. Começa por obstruir o filtro principal de gasóleo e como tem poucos quilómetros um individuo não aceita que seja pelo filtro... e depois no caso do OM 314 vai para o pré filtro da bomba injectora, (felizmente está antes da bomba injectora) e com a pressão do gasóleo acumula-se em tudo quanto é recanto podendo danificar seriamente (e até mesmo interromper) o trabalho de algumas partes da bomba, inclusive da manual que está acoplada à principal resultado . Já lá vai tempo em que um filtro fazia 60 mil kms e quando se retirava ainda estava limpo. É pagar e calar.
Registado: Segunda Set 22, 2008 12:00 am Mensagens: 69 Localização: Leça da Palmeira- Porto
Eu estou sempre a mudar o pré filtro.
O uso do óleo de fritar, biodiesel ou a pequena percentagem do biodiesel que já vem no gasóleo pode estar a limpar os depósitos das vossas carrinhas que pelo uso de 20 ou 30 anos de gasóleo acumularam esses resíduos.
Eu tenho de mudar o pré filtro de 2000 em 2000 km pois o óleo de fritar está a limpar tudo.
Podem até usar óleo vegetal para limpeza de peças, sai tudo.
Claro que o vosso problema pode não ser este mas no meu caso e depois de 2 ou 3 anos a andar a óleo sei que é o que me acontece.
Assunto da Mensagem: Re: Gasóleo cheio de IMPUREZAS ???????
Enviado: Quinta Mar 11, 2010 8:30 pm
Registado: Terça Mar 02, 2010 11:12 pm Mensagens: 83
Boas... Depois rectificar bomba injectora e injectores e de mudar filtros, lavar depósitos, a minha estrela continuava a falhar quando lhe apetecia... Tem 2 tanques diesel, com um esquema de tubos e 2 torneiras para ou puxar de um tanque ou do outro.Mas tinha que ir a baixo da furgo para as abrir ou fechar!! Decidi meter mãos ao trabalho, e na Mercedes era um balúrdio os 2 tubos por isso comprei tubo e bicones para engatar no dito!!O mais dificil foi encontrar bicones, mas consegui!! Comprei uma bomba de diesel de um bmw na sucata e fiz a ligação dos tanques.Agora é só ligar o interruptor e passa de um para o outro!! O manómetro de um dos tanques está no máx....já tirei o tanque fora e bobinei o tirante de medição(como tinha feito no outro) mas não deve ter ficado bem, pois só funcionou por pouco tempo!!O que vale é que o indicador de reserva ainda funciona!! Boas viagens
Enviado: Quinta Mar 11, 2010 11:12 pm
Boas obrigado por recuperares estes posts.. é um bom princípio que é para o pessoal não se repetir...a maioria da malta não está para perder tempo com consultas, quer é a resposta logo na hora... e quase sempre já existe a resposta . mas está tudo bem, o pessoal responde na mesma . Mas essa tua empreitada ... foi determinante.. eu na 608 também dois depósitos de origem, mas ligados entre si...ao mesmo nível ...mas com este modelo talvez por andar menos (logo menos abastecimentos) nunca tive problemas com o gasóleo... da 508 baixei pelo menos três vezes o depósito... lavei... e a murraça era sempre a mesma..vinha ligada com os últimos litros de gasóleo...uma massa acinzentada que eu identifico como lixo do fundo dos depósitos das bombas de combustível... o filtro de gasóleo parecia que tinha massa consistente de cor cinzenta em volta de todo o corpo... tive que por uma cruz (X) em duas bombas e o compromisso de não abastecer nas mesmas ... o que me causa algum transtorno porque uma delas fica no caminho para o trabalho.... parece estar a resultar mas ainda estou para saber as consequências (maléficas) ... para a bomba injectora.... nem quero pensar nisso OM 314 novinho .. dói um bocadinho. mas como a massa era viscosa ... talvez não tenha feito muito mal ao sistema de alimentação.... Até.
Enviado: Quinta Mar 11, 2010 11:54 pm
Registado: Terça Mar 02, 2010 11:12 pm Mensagens: 83
Elas bebem tudo...mas quando o motor é novo,sim dói.. temos que estar sempre atento ao pré-filtro....e quando este esta sujo o outro também está!! O ideal era se o copo do filtro grande também fosse de vidro para podermos ver o estado de sujidade!foi o que fiz agora quando mudei os tubos todos,meti dos transparentes para poder um dia ver se tão sujos!!pois os que tirei eram pretos(originais) e ja tavam entupidos à muito tempo mas como não via andei engasgado uns tempos!! Uma vez até me congelou o diesel e a estrela parou....tinha calhaus de glicerina congelada no tanque e tubos!!!esteve parada uns dias na rua com -15 e quando a fui pegar, foi à primeira...aqueci a por 5m e arranquei!!como não aqueceu o suficiente a reserva não vinha quente e deve ter puxado a glicerina toda para os filtros quando puxei por ela!Não cheguei a fazer 1km e foi a baixo...foi então que vi os calhaus no tanque, abri o filtro e parecia uma goma castanha congelada à volta do dito! Meti uns litros de gasolina no tanque e mudei o filtro(como me disse um taxista) mas não pegava, então chamei o reboque e lá foi ela passar uma noite na garagem!O dono deixou o aquecimento da garagem ligado e no dia seguinte estava descongelada!! Erro: Usava diesel normal, e no inverno na Hungria tem que se usar diesel especial de inverno que custa como gasolina!! entretanto comprei uma lata de descongelante para misturar no deposito(uma pequena lata dá para muitos depósitos),mas também se pode misturar gasolina...mas percentagens pequenas,atenção!! Boas viagens
Enviado: Quinta Maio 06, 2010 4:31 pm
Registado: Sábado Mar 20, 2010 10:53 pm Mensagens: 18 Localização: Porto
boas para já o meu conselho é substituir o sistema de filtragem do gasóleo por um de duplo elemento de maneira a não deixares entrar nenhuma dessa lama para os circuito e já agora, antes de modificar o filtro, fazer também uma limpeza de injecção. o gasóleo de baixa qualidade na verdade cria problemas, mas é a primeira vez que vejo alguém queixar-se de o gasóleo vir contaminado com alguma coisa a não ser água. As avarias mais usuais relacionadas com gasóleo de má qualidade costumam ser, bomba injectora e injectores ( fraca lubrificação dos êmbolos e peças de esforço) e tudo o que forem borrachas ou plasticos no sistema de alimentação que se deterioram mais rápido. se o teu problema fosse uma pasta clara seria óbvio que seria glicerina e a meu ver a razão poderia ser gasóleo estragado (fora da validade) que se vai acumulando no fundo dos depósitos. mas como a pasta é assim tão negra e tens a certeza que o teu circuito de gasóleo está limpo deverias verificar a bomba de alimentação e a bomba injectora para ver se nenhuma delas está a fazer passagem de óleo de motor para o retorno do gasóleo.